Esperto ou experto: qual é a grafia correta?

VN:F [1.9.22_1171]
Gostou? Avalie!
Rating: 5.0/5 (1 vote cast)

experto_esperto

Qual destas duas grafias está correta, na língua portuguesa: experto ou esperto? Resposta: ambas estão corretas, mas os termos não são sinônimos! Cada uma dessas palavras — experto e esperto — tem seu próprio significado.

Estamos mais acostumados com a palavra esperto, provavelmente porque a mídia, dada a palavras de origem inglesa, costuma usar “expert” para significar o mesmo que experto.

Vejamos mais de perto cada uma dessas palavras, com exemplos de uso.

Significado de Esperto

Esperto pode ter vários significados, mas o mais usual parece ser o de sagacidade, ou seja, a capacidade de alguém de ter raciocínio rápido, tomar decisões acertadas e imediatas, ter uma noção mais clara da realidade. Há, também, um significado comum um pouco negativo, quando se fala da “esperteza” como o atributo de alguém que que age com certa malícia, de forma ardilosa, que tira vantagem desonesta de determinada situação.

Esperto também pode significar, por exemplo, desperto (acordado) ou vigoroso (forte).

Exemplos de uso de esperto:

– Joãozinho é um menino esperto (sagaz). Escolheu o melhor livro.
– A dupla agiu com esperteza (ardil) e soube blefar no jogo de poker.

Significado de Experto

Experto (com x na segunda letra) significa: experiente, especialista, perito. É, como dissemos, o significado do “expert” (da língua inglesa), ou seja, a pessoa que tem um conhecimento amplo sobre determinado assunto, sendo considerado como uma autoridade na sua área.

Exemplos de uso de experto:

– O advogado que me atendeu é um experto (especialista) em Direito de Família.
– A causa está nas mãos de um juiz experto (experiente).

Curiosidade etimológica

Tanto esperto quanto experto têm sua origem etimológica na mesma palavra, em latim: expertus. De certa forma, ambas as palavras, em português, relacionam-se à experiência. Mesmo assim, cada palavra mantém seu significado específico, na língua portuguesa.

Assista a um vídeo

Esperto ou experto: qual é a grafia correta?, 5.0 out of 5 based on 1 rating